4 tendências de comunicação para acompanhar em 2023
Veja o que será novidade e o que se mantém para este ano no mundo da comunicação com clientes, colaboradores e endomarketing
As tendências de comunicação para 2023 estão aí para que você possa utilizá-las em sua estratégia. No ano passado, nós mostramos quais foram as tendências de 2022 para comunicação interna. O que mudou de um ano para o outro? Será que a maioria das previsões se mantiveram?
Bom, uma coisa é certa: o mundo não para de se reinventar. Na comunicação não é diferente. Por isso, a SuaTV separou quais são as 4 tendências de comunicação para ficar de olho em 2023 e aproveitá-las para inovar e ajudar no alcance de novas oportunidades e resultados na sua empresa.
Acompanhe!
1. Inteligência Artificial na criação dos conteúdos
Que a Inteligência Artificial tem ganhado notoriedade e está sendo constantemente comentada nos últimos anos, isso é um fato. Porém, com essa tendência cada vez mais em alta, a IA vem ganhando força, também, na produção de conteúdo.
A partir dessa tecnologia, o processo poderá ficar ainda mais otimizado, facilitando a criação de conteúdo, além do ganho de tempo na produção de determinados tipos de materiais, como roteiros de vídeo e artigos de blog.
O uso da IA pode ser aplicado, também, no atendimento, tornando-o mais rápido e eficiente por meio do uso de chatbots, que são capazes de entender o que o seu cliente precisa e informar a melhor solução.
Todavia, o trabalho do profissional na produção de conteúdo não será substituído, uma vez que a inteligência artificial veio para ajudar e complementar o trabalho de comunicação, tornando os processos ainda mais eficientes.
2. Campanhas baseadas em dados como uma das tendências de comunicação
Uma publicação realizada pela Exame informa que, segundo um estudo feito pela SalesForce, 78% dos profissionais de marketing entrevistados afirmaram que o engajamento do cliente é orientado por dados.
A mensuração de dados continuará sendo uma tendência em 2023, principalmente quando falamos em campanhas de marketing e comunicação baseada em dados, auxiliando as empresas a terem ainda mais assertividade nesse processo. Quem ainda estiver criando estratégias com base em suposições, pode estar perdendo oportunidades e ficando para trás.
É aqui que entra a vantagem do uso do Data Driven – conceito usado para tomada de decisões e gestão baseada em análise e interpretação de dados. Os dados coletados são utilizados para criar estratégias que podem ser usadas no marketing, criação de conteúdos, vendas, etc. Para impactar o cliente é preciso saber exatamente o que ele precisa, como convencê-lo a comprar o seu produto e quais palavras utilizar no momento da negociação.
A estratégia em dados também pode ser aplicada na comunicação interna e endomarketing, facilitando o processo de identificação do perfil dos colaboradores da empresa.
Além disso, com esse método também é possível saber o que deu e não deu certo em determinada ação, bem como obter insights reais e concretos com base em pesquisas de clima organizacional ou eNPS. A partir disso, é possível reconhecer qual área precisa ser investida para aprimorar o processo de comunicação com o público interno.
3. Comunicação mais humanizada com o público
Conectar-se com o público, seja colaboradores e clientes, é fundamental para estabelecer uma comunicação mais próxima e que dialogue com as pessoas, a fim de que elas realmente possam reconhecer o valor e credibilidade de sua marca.
Por essa razão, a comunicação humanizada continua sendo tendência para o ano de 2023, com uma linguagem mais inclusiva e empática, ocupando um lugar de destaque nesse processo.
Como forma de estabelecer essa comunicação humanizada, a arte de contar histórias com a técnica de storytelling ajuda muito a criar essas conexões e gerar emoções nas pessoas que consomem aquele conteúdo.
4. Liderança comunicadora
O papel do líder na comunicação é uma tendência que segue sendo importante e fundamental, uma vez que ele é a fonte de informação imediata para seus liderados. Muitas das vezes, uma área ou um colaborador que não possui acesso à internet, precisa ter a comunicação direta de seu gestor para que a mensagem chegue para todos.
Portanto, a liderança deve considerar em seu processo de trabalho o diálogo aberto com seus colaboradores, promovendo a cultura do feedback de forma humanizada, clara e transparente.
Concluindo…
A comunicação é muito mais que apenas uma forma de oferecer o seu conteúdo ou serviço. Ela é a base para gerar confiança entre as empresas e seu público interno e externo por meio de conteúdos significativos. Identificar as tendências é fundamental para aplicá-las de acordo com seu negócio, estratégia e gestão. Assim, a sua empresa consegue acompanhar todas as mudanças que ocorrem no mundo corporativo.
O novo ano promete para os gestores de comunicação, não é mesmo? Muito trabalho e atualizações pela frente. Mas não se preocupe, com tantas novidades temos certeza que as suas metas serão realizadas com sucesso.
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