Quais desafios a TV corporativa ajuda a resolver na comunicação interna?
Entenda como esse canal pode ajudar na comunicação das empresas e garantir eficiência nesse processo.
A comunicação é parte intrínseca da nossa vida e, também, no mundo corporativo. É por meio dela que as relações entre as pessoas acontecem e que as informações são transmitidas para todos, independentemente do tamanho da organização. A comunicação interna deve ser trabalhada de forma estratégica e que cumpra o papel de informar, engajar e manter todos alinhados e motivados, sempre de forma transparente, objetiva e clara.
Entretanto, alguns desafios podem ocorrer quando essa comunicação não é trabalhada de maneira adequada, e um dos motivos pode estar relacionado à pouca eficiência dos canais de comunicação utilizados na organização, como o baixo alcance da mensagem, pouco engajamento ou falta de um canal oficial.
Logo, nesse cenário, a TV corporativa pode ser a solução ideal, permitindo que todas as áreas e ambientes da empresa sejam impactados pela mensagem, quando as telas de televisão são posicionadas de maneira estratégica.
Por isso, entenda quais são os problemas e desafios que a TV corporativa pode ajudar a solucionar na comunicação interna de uma empresa e, assim, evitar que a rádio peão e demais ruídos estejam sintonizados na organização. Acompanhe!
1. Gasto com material impresso
Segundo uma pesquisa, o desperdício de papel pode ocupar de 1% a 3% do faturamento da empresa. Além do gasto com material impresso, há a preocupação com a sustentabilidade e a preservação de árvores, o que nos leva à reflexão e conscientização a respeito do uso em excesso de impressões.
Portanto, ao se pensar na divulgação de conteúdos e comunicados para os colaboradores, a TV corporativa pode ser uma grande aliada para quem pretende reduzir custos e contribuir com o meio ambiente. Além, é claro, de ser um canal de comunicação mais atrativo, dinâmico, moderno e que permite a atualização em tempo real e, dessa forma, você não fica dependente de cartazes, panfletos e folhetos.
2. Colaboradores sem acesso à internet
As empresas que utilizam apenas o e-mail, chat ou intranet como canal de comunicação oficial para se comunicar com seus colaboradores, enfrentam um grande desafio com as equipes que trabalham na área de produção, por exemplo, uma vez que esses profissionais não possuem acesso ao computador no dia a dia operacional.
Com a TV corporativa é possível ampliar o alcance da mensagem graças ao posicionamento dos televisores em locais em que existe o maior número de pessoas em circulação, inclusive para os colaboradores que não possuem acesso à internet. Dessa forma, todos conseguem ficar informados sobre as últimas notícias e comunicados, independentemente se foi pela TV ou qualquer outro meio de comunicação.
Por isso, é importante pensar em uma boa programação de TV corporativa que possa mesclar diferentes tipos de conteúdo, como notícias do RH, temas institucionais da organização, integração com portais de notícias e muito mais!
3. Perda do timing certo da divulgação
O tempo é um fator primordial para quem trabalha com a comunicação interna. Os comunicados e campanhas precisam ser divulgados no timing correto, a fim de que todos possam ficar por dentro das novidades e se prepararem com antecedência para algum evento, por exemplo, ou evitar boatos e desencontros em alguma informação específica.
Logo, com a TV corporativa, é possível atualizar a programação em tempo real e de uma vez só, sem se preocupar com quantas telas possui e os locais em que estão distribuídas. Dessa forma, a informação é distribuída de maneira uniforme para todos os pontos e em poucos minutos. Assim, não há a preocupação em ter que atualizar pen drive por pen drive (caso a organização use esse recurso para transmitir conteúdos na TV).
Dessa forma, todos os esforços que a equipe de comunicação teria para criar conteúdos e divulgá-los manualmente, podem ser revertidos em esforços direcionados a desenvolver uma comunicação mais estratégica, alinhada e que engaje a todos.
4. Conteúdos sem padronização
Apesar de a TV corporativa ser uma excelente aliada para estratégias de comunicação interna, ela precisa ser bem trabalhada. Por esse motivo, se você quer gerar resultados de engajamento e retenção de informações, você deve apostar em recursos visuais impactantes. Para se ter uma ideia, as pessoas podem se lembrar de 65% das informações quando são transmitidas com um recurso visual, ao contrário de quando ela é compartilhada de forma verbal, sendo apenas 10%, segundo indica a Brain Rules.
Utilizar a identidade visual da empresa é um dos elementos fundamentais na comunicação interna, porque é por meio dela que se cria conexão e impacto aos seus colaboradores, fortalecendo o reconhecimento da marca. O uso da identidade visual também estabelece confiança e traz credibilidade para a organização por meio de elementos e cores trabalhadas.
A TV corporativa permite que os conteúdos sejam transmitidos de forma personalizada, logo, você pode apostar em vídeos, animações, campanhas e muito mais usando a identidade da sua empresa.
5. Baixa retenção de informações
Com o excesso de informações no dia a dia, algumas mensagens importantes passam despercebidas ou são esquecidas. Por exemplo, no e-mail, em que a caixa de entrada do colaborador pode estar muito cheia e, dessa forma, um comunicado importante acaba se perdendo. Logo, a TV corporativa ajuda a reforçar tais informações, exibindo-as várias vezes durante o dia, semana ou mês.
Além disso, com o alto impacto visual, a TV corporativa também ajuda a atrair a atenção para a tela, seja no corredor, copa, refeitório ou nas áreas de trabalho.
6. Falta de engajamento dos colaboradores
Com um alto número de colaboradores em uma empresa, a comunicação interna pode enfrentar desafios para engajar uma grande quantidade de pessoas ou equipes distribuídas. Por isso, é importante considerar no planejamento de comunicação e conteúdo o envolvimento do time na hora de transmitir as mensagens, permitindo maior interação e participação.
Com a TV corporativa, por exemplo, é possível criar uma programação em que os colaboradores se veem na tela quando são reconhecidos por seus méritos, seja por um resultado ou trabalho entregue, assim como uma promoção, por exemplo. Dessa forma, é possível estimular o sentimento de pertencimento e orgulho em fazer parte da empresa.
Além disso, o próprio time pode ser o produtor de conteúdo da TV corporativa e de outros canais de comunicação, convidando-os a compartilhar as novidades de sua área, por exemplo, ou dando indicações culturais, filmes, livros, cursos, etc.
Concluindo…
Pudemos entender como a TV corporativa pode ajudar a resolver alguns dos desafios da comunicação interna de maneira simples, prática, econômica e moderna, não é verdade? Graças ao poder visual que a TV tem como atributo, o conteúdo tem maior impacto atrativo e dinâmico, além de fortalecer o alcance da mensagem para todos. Como resultado, você tem colaboradores mais engajados e alinhados com o objetivo e cultura da empresa.
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Este artigo foi publicado em 26 de setembro de 2019 e vem sendo atualizado desde então.